Curriculum Vitae


Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2009). Experiência em Administração avancada de sistemas Linux, Comunicação Social com ênfase em jornalismo, produção audiovisual e ciências da informação. Mestre em comunicação, informação e novas mídias pela Universidade de Coimbra (2012). Engenheiro de redes com experiência em wireless broadband e mobility (Motorola/Cambium/AT&T).

Experiência profissional em: Certificações

Curriculum

Projetos e Ideias


MagnificaT

Criação de um ambiente web para discussão, desenvolvimento e aperfeiçoamento do guia "WebTV: Da Ideologia à construção". Este guia é fruto do meu trabalho final de curso em conjunto com Katiéllen Bonfanti, Jornalistas formados pela Universidade Federal de Goiás em 2009, e membros do coletivo de WebTV laboratorial/comunitário "Magnífica Mundi".

Link MagnificaT


O InÚtil

Um jornal experimental de cunho poético criado por mim e Ícaro Batista de Andrade.

Download O InÚtil


Gerador de Lead

Uma ferramenta de auxílio ao estudante de jornalismo ou ao jornalista amador. Ao preencher os campos indicados no formulário, o Gerador de Lead sugere quatro maneiras diferentes para organizar o primeiro parágrafo da notícia.

Link Gerador de Lead


Publicações


Monografia: "WebTV: da ideologia à construção"

Como e porque executar um projeto de WebTV? Esse é o tema de nosso trabalho. Mas afinal, porque falar sobre isso? No decorrer de nossa formação percorremos diversos caminhos. Da fotografia à edição e diagramação de um jornal impresso; de vinhetas à produção de grandes reportagens radiofônicas; a execução de matérias de telejornalismo; ou mesmo um breve passeio pelos obscuros caminhos do tal jornalismo científico. No decorrer de toda essa trajetória, um projeto de extensão em especial: Magnífica Mundi WebTV. Baseados nas experiências vividas por meio desse projeto, do qual fizemos parte de maneira mais intensa, é que iremos tentar explicar o que dá significado ao nosso trabalho: porque executar um projeto de WebTV.

Download Monografia


Capítulo de Livro: "As batalhas simbólicas, das praças e da guerra no ciberespaço: a hora e a vez da comunicação compartilhada"

Resumo: Novos espaços de conflito colocam em questão as práticas da comunicação convencional dentro do ciberespaço. Ao mesmo tempo, a liberdade oferecida pela grande rede é ameaçada assim que as novas tecnologias passam a assumir também um papel dúbio de controle informacional e alternativo na multiplicação dos atores sociais comunicantes.Os limites entre as práticas da comunicação social e as guerras travadas no campo informacional se misturam, ganham corpo, forma e nome: a ameaça de ciberespionagem governamental e as práticas da comunicação compartilhada fazem parte do embate travado entre os atores sociais dentro do espaço comum da grande rede. A guerra está aberta. A rebeldia também.

Download Capítulo de Livro


Tese de Mestrado: "As Tecnologias de Informação e Comunicação e a investigação jornalística: o caso Wikileaks"

Resumo: Nesse trabalho, foram analisados os contextos sociais das tecnologias da comunicação e informação na área do jornalismo investigativo. O objetivo é compreender de que maneira as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) afetam o jornalismo investigativo através da análise da criação do Wikileaks para entender os reais antecedentes políticos e técnicos no processo de obtenção e publicação das informações pela organização. Assim, a abordagem histórica acerca dos fenômenos político e técnico da humanidade tornam-se elementos fundamentais para esse estudo. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica com o intuito de criar uma perspectiva histórica do jornalismo investigativo e dos processos de mudança da comunicação ao longo dos anos. A partir dessa perspectiva histórica, foi realizada também uma análise do discurso institucional da organização usando o software SEOquake, Search Engine Optimization (SEO). Os resultados das análises começam a partir da interpretação das afirmações feitas pelo Wikileaks de que estariam criando um novo modelo de jornalismo investigativo que não se prende a lógica de mercado e que objetiva a explicitação da verdade num modelo de produção distribuída antes pouco aplicada no jornalismo. Conclui-se assim que o Wikileaks ao contrário do que afirmava, não criou esse novo modelo de jornalismo, mas fomentou algumas mudanças que provavelmente no futuro possam vir a ser significativas para o jornalismo; o Wikileaks é a consequência de uma antiga tradição de denúncias jornalísticas surgida em 1870 nos Estados Unidos (muckraking); Conclui-se ainda que a verdade sob a ótica do Wikileaks possui um forte significado político onde se exclui a retórica do profissional jornalista para acrescentar a interpretação do público sobre as fontes de informação disponibilizadas. Uma outra conclusão aponta que o uso de tecnologias como a Internet possibilitou o surgimento de redes de poder que lutam entre si pelo exercício legítimo de sua autonomia. Para o Wikileaks, a explicitação da verdade é um dos pontos fundamentais para essa autonomia.

Download Tese de Mestrado

Produção Audiovisual e Voice-over


TV Cambury



Avisa que esse santo aí vai chegando


Delícia


Nós, João


Sempre Sofia


Porque Mudar de Rumo?



That Boy Needs Therapy



Bite 2014!



My Sunday Feeling



VideoFlot (voice-over)





Atualizado em 4 de Abril 2019
por Pedro Ivo Freire Vieira.